Pedágio Eletrônico na Rodovia Laurentino Mascari
A Rodovia Laurentino Mascari recebe pedágio free flow

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Rodovia Laurentino Mascari SP-333 entra na era do pedágio eletrônico: Free Flow já opera em Itápolis
A partir de 4 de setembro de 2024, a Rodovia SP-333 (Trecho Laurentino Mascari), sob gestão da EcoNoroeste, passou a receber o sistema de pedágio eletrônico free flow — um modelo inovador que permite a cobrança automática da tarifa, sem paradas, usando tecnologia de ponta para promover fluidez, segurança e conforto aos condutores.
Como funciona o pedágio digital no SP-333?
Instalado no km 179 da SP-333, o sistema Free Flow opera por meio de pórticos inteligentes equipados com câmeras, sensores e antenas que identificam o veículo por TAG ou leitura da placa — tudo ocorrido em movimento, sem interrupções.
Com TAG ativa: o pagamento ocorre de forma automática pela operadora, e o motorista ainda recebe benefícios tarifários:
DBT (Desconto Básico da Tarifa) de 5% a cada passagem; DUF (Desconto de Usuário Frequente), aplicado progressivamente a partir da segunda passagem no mesmo mês e sentido, chegando a até 96% de desconto após várias passagens. Sem TAG: o motorista tem até 15 dias para pagar o pedágio via canais como:
Plataforma online Pedágio Eletrônico em breve atenderá todas as rodovias do Brasil;
App EcoNoroeste (com calculadora de desconto e mapa interativo); Atendimento presencial nos SAUs da SP-333, com totens ou atendentes que recebem PIX, cartão e dinheiro.
O não pagamento no prazo gera multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, conforme o CTB.
Resultados e adesão dos motoristas
Em apenas 16 dias, mais de 220 mil veículos já haviam transitado pelo pórtico Free Flow em Itápolis, reforçando o impacto positivo dessa estrada com pedágio automático.Agência São
PauloMobilidade Sampa
Mas nem tudo saiu perfeito: cerca de 12 mil motoristas não efetuaram o pagamento e receberam multa – cerca de 8,4% dos usuários no primeiro mês.
Por que o pedágio eletrônico faz diferença
A implantação do free flow na SP-333 traduz-se em benefícios concretos:
Mais agilidade: elimina filas e reduz o tempo de viagem.
Conveniência de pagamento: sem necessidade de troco, com múltiplas opções digitais e presenciais. Segurança reforçada: menos frenagens abruptas, menos risco de colisões traseiras.
Sustentabilidade: reduz marcha lenta, economiza combustível e diminui emissões.
Visão de futuro: o que vem por aí
O SP-333 foi a primeira rodovia estadual paulista a estrear o sistema Free Flow, mas o Plano Siga Fácil da Artesp e do Estado de SP prevê a substituição gradual de todas as praças por pórticos até 2030, ampliando o modelo para diversos trechos concedidos.
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