CNL realiza atendimento para pedágio eletrônico
CNL realiza atendimento nas bases do SAU sobre o pedágio eletrônico

Em breve você poderá consultar e pagar pedágio das principais rodovias em um só lugar
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CNL realiza atendimento nas bases do SAU e orienta motoristas sobre o pedágio eletrônico; pagamento pode ser feito online pelo portal oficial
Se você trafega pelas rodovias administradas pela Concessionária Novo Litoral (CNL), como a SP-098 (Mogi–Bertioga) e a SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega / Rio-Santos), é importante estar por dentro das novidades: a CNL promove, a partir de 11 de novembro, uma série de ações de atendimento presencial para tirar dúvidas sobre pedágio eletrônico e como regularizar pagamentos.
Além disso, há via oficial e segura para o pagamento do pedágio eletrônico: o portal Pedágio Eletrônico, parceiro oficial da CNL, onde os usuários podem consultar débitos e pagar online de forma prática e confiável.
Orientação presencial para os motoristas sobre pedágio eletrônico na rodovias CNL
A partir do dia 11/11, a CNL estará presente nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) para receber motoristas, tirar dúvidas e distribuir materiais informativos. O objetivo das ações é tornar mais clara a operação do pedágio eletrônico:
- Explicar como funciona o sistema Free Flow (cobrança automática sem praças)
- Demonstrar as opções de pagamento — por meio de tag ou boleto / cobrança por placa
- Informar sobre os descontos para quem usa tag eletrônica (5%)
- Realizar instalação de tags, em parceria com empresas credenciadas
- Distribuir brindes e folhetos com instruções práticas
Locais, datas e horários do atendimento
As ações começam no dia 11 de novembro (terça-feira), quando a equipe da concessionária estará no SAU 02, em Mogi das Cruzes, localizado na SP-098 (Rodovia Mogi–Bertioga), no km 69+320, sentido sul. O atendimento será realizado das 9h às 15h.
No dia 12 de novembro (quarta-feira), o ponto de atendimento será transferido para o SAU 03, em Bertioga, na SP-055 (Rodovia Rio–Santos), km 216+300, sentido oeste, também no horário das 9h às 15h.
Já no dia 13 de novembro (quinta-feira), a ação retorna ao SAU 02, em Mogi das Cruzes, novamente na SP-098, km 69+320, sentido sul, com atendimento entre 9h e 15h.
Durante esses atendimentos, motoristas podem também aproveitar para instalar a tag eletrônica, que permite pagar automaticamente o pedágio. Quem utiliza tag recebe 5% de desconto no valor da tarifa.
Por que usar o portal oficial Pedágio Eletrônico?
A CNL designou o Pedágio Eletrônico como representante oficial para a quitação dos valores de pedágio. Esse canal oferece diversas vantagens:
- Consulta de débitos por placa ou tag
- Emissão de boletos para pagamento
- Pagamento por PIX
- Comprovante imediato de pagamento
- Maior segurança, porque é um portal oficial (sem intermediários)
- Evita multas ou cobranças indevidas por atraso
Para acessar, basta entrar em: https://cnl.pedagioeletronico.com.br/
Usar esse portal é a forma mais segura e correta de garantir que seu pedágio eletrônico esteja regularizado junto à CNL.
Atendimento e suporte da CNL
Além do atendimento presencial, a CNL reforça seus canais de comunicação e suporte para motoristas:
Ouvidoria: ouvidoria@novolitoral.com.br
SAC (0800): 0800 098 88 55 (ramal 2) — disponível para dúvidas sobre pedágio, cobrança, pagamento, etc.
Panorama histórico e institucional da CNL
Para entender melhor o contexto desse sistema de pedágio eletrônico, é útil conhecer a história da Concessionária Novo Litoral, os investimentos previstos e os planos para o futuro.
Início da concessão
A CNL (Concessionária Novo Litoral) é fruto de um consórcio entre a Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI) e a CLD Construtora.
O contrato de concessão do chamado “Lote Litoral Paulista” tem prazo de 30 anos, segundo a ARTESP.
A operação da CNL começou oficialmente em 1º de novembro de 2024, quando a concessionária assumiu a administração de aproximadamente 212 km de rodovias.
Investimentos realizados e planejados
A concessão da CNL prevê enormes investimentos para modernizar as rodovias sob sua gestão:
O plano de investimento estimado para os 30 anos da concessão é de R$ 4,3 bilhões.
No primeiro ano de concessão (até outubro de 2025), já foram aplicados R$ 282 milhões em melhorias estruturais. Entre as obras previstas estão:
- Mais de 90 km de duplicações de pista
- 10 km de faixas de ultrapassagem
- 47 km de acostamentos novos
- 73 km de ciclovias ao longo dos trechos concedidos
- 27 passarelas para pedestres para aumentar a segurança de travessia
Obras de drenagem, melhorias de pavimento e de segurança em geral.
A previsão de geração de empregos também é significativa: aproximadamente 24 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, durante a fase de implantação e operação das obras. A CNL, para atendimento aos usuários, colocou em funcionamento 8 bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) distribuídas ao longo das rodovias.
Para dar suporte eficaz, há uma frota operacional robusta: ambulâncias (resgate e UTI móvel), guinchos leves e pesados, veículos de inspeção, caminhões-pipa, entre outros.
O Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária monitora toda a malha e faz a coordenação das operações de apoio.
Estratégia de pedágio eletrônico: pórticos e cobrança automática (Free Flow)
No contrato de concessão está prevista a instalação de 15 pórticos para cobrança automática (“free flow”) ao longo das rodovias administradas pela CNL.
Esses pórticos contarão com sensores a laser e câmeras para identificação dos veículos em tempo real, permitindo a cobrança tanto via tag (quando o motorista instalar) quanto pelo reconhecimento de placa.
Conforme documentos da ARTESP e do edital de concessão, alguns pórticos terão localizações estratégicas nas rodovias:
Trecho da SP-098 (Mogi–Bertioga): está previsto um pórtico próximo ao litoral, no final da via para quem trafega em direção à Baixada Santista.
Na SP-088 (Mogi-Dutra): pórticos foram apontados perto do km 38 (próximo ao Outlet Premium / divisa Mogi das Cruzes–Arujá) e no km 41 (antes do acesso à rodovia Ayrton Senna).
Objetivos e planos futuros da CNL
Além do que já está em andamento, a concessionária Novo Litoral tem metas ambiciosas a longo prazo para transformar a malha rodoviária sob sua responsabilidade e melhorar a experiência dos usuários. Alguns dos objetivos mais relevantes incluem:
- Ampliação da infraestrutura viária
- Duplicações de trechos mais congestionados, para aliviar o tráfego entre a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Ribeira.
- Construção de faixas adicionais para ultrapassagem em pontos críticos.
- Melhoria dos acostamentos para garantir mais segurança e emergência.
- Sustentabilidade e mobilidade ativa
- Implantação de ciclovias (já previstas no plano inicial) para incentivar o uso de bicicletas e transporte não motorizado.
- Passarelas para pedestres em locais estratégicos, melhorando a travessia com segurança nas rodovias.
- Segurança e atendimento ao usuário
- Manutenção de uma forte rede de SAUs (8 postos), com estrutura para atendimento 24h, sanitários, fraldários, estacionamento, água potável, sala de descanso.
- Serviço de guincho, socorro mecânico e médico (ambulâncias, UTI móvel) distribuído pela malha da concessionária.
- Monitoramento constante por meio de Centro de Controle Operacional (CCO) para garantir resposta rápida a incidentes.
- Cobrança eletrônica eficiente
Expansão da rede de pórticos de free flow, garantindo que todos os pontos importantes de tráfego sejam monitorados.
Incentivo ao uso de tags eletrônicas, com desconto de 5%, para usuários frequentes.
Fortalecimento do sistema de reconhecimento de placas, para motoristas que não queiram ou não possam instalar tag, oferecendo alternativa justa e moderna.
Impacto socioeconômico
A concessão da CNL representa uma oportunidade para modernização logísticas das rotas até o porto de Santos, o que pode impulsionar a economia local. De acordo com reportagens, os investimentos previstos, além de gerar emprego, devem fortalecer esse corredor logístico.
Espera-se retorno social por meio da arrecadação municipal (por exemplo, ISS) e da melhoria da mobilidade urbana e regional. Segundo notícias, parte significativa dos contratos prevê benefícios para os municípios ao longo das rodovias.
Melhorias contínuas
Reavaliação periódica do plano de investimentos para incluir novas obras se houver demanda de tráfego ou necessidade de manutenção.
Parcerias com empresas de tecnologia para evoluir a identificação e cobrança de veículos, podendo futuramente adotar ainda mais automação e dados para otimizar tráfego e tarifas.
Relação com o Pedágio Eletrônico e segurança para o usuário
Toda essa infraestrutura de pedágio moderno (free flow) só é plenamente eficiente quando há um sistema confiável para cobrança e pagamento — é exatamente aí que entra o Pedágio Eletrônico, parceiro oficial da CNL.
O portal cnl.pedagioeletronico.com.br garante que motoristas possam pagar seus débitos de pedágio de forma digital e segura, sem depender de praças físicas.
Como o sistema de pedágio da CNL utiliza reconhecimento de placas + tag, muitos motoristas terão débitos lançados após a passagem pelos pórticos, e usar o portal oficial evita riscos de fraudes ou cobranças indevidas.
A usabilidade do portal ajuda a manter os usuários em dia, evitando multas e garantindo a regularização rápida — especialmente importante para quem passa com frequência pelos trechos do litoral paulista.
Conclusão
A Concessionária Novo Litoral está investindo fortemente para modernizar as rodovias da região litorânea paulista e oferecer aos motoristas um sistema de pedágio mais tecnológico, seguro e justo. As ações presenciais nas bases do SAU, além de esclarecer o funcionamento do pedágio eletrônico, reforçam o compromisso da CNL com a informação e a proximidade com os usuários.
Para pagar de forma segura e oficial, o Pedágio Eletrônico é o canal indicado — com consulta de débito, emissão de boleto, pagamento por PIX e fácil acesso. Usar esse portal garante que você esteja regularizado e evite problemas futuros.
Os investimentos previstos somam bilhões nos próximos anos, e as metas da CNL vão além da simples cobrança de pedágio: duplicações, ciclovias, atendimento 24h, autossuficiência operacional e impacto econômico são parte de um plano ambicioso para transformar a mobilidade no litoral paulista.
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